Certificação energética e o arrendamento

Como sabe a legislação impõe que não só a venda de imóveis, como o seu arrendamento esteja sujeito à certificação energética.

Assim, se for locador e pretender arrendar um imóvel saiba que terá de dispor do certificado energético da habitação sujeita a arrendamento. Tal deverá acompanhar documentos usuais na celebração e registo nas finanças de um contrato de arrendamento, tais como a licença de habitabilidade e o contrato propriamente dito. Edifícios que não disponham de certificado energético, não podem ver os seus contratos registados.

Neste caso específico, do arrendamento de imóveis, não só o proprietário do imóvel dispõe agora de mais uma vantagem comercial para arrendar o seu imóvel e no sentido oposto o arrendatário, passa a dispor de uma mecanismo que define com maior precisão que tipo de imóvel está a arrendar.

A certificação energética de edifícios no arrendamento, salvaguarda assim, uma relação comercial mais transparente no arrendamento, e incrementa os padrões de conforto de quem usufrui de um imóvel arrendado.

14 thoughts on “Certificação energética e o arrendamento

  1. Mais uma coisa inventada pelo estado da republica portuguesa para pisar ainda mais os contribuintes… Inventam cada vez mais coisas para lixar a juventude ! Grandes empresas ricas que dominam o pais ditando as regras em Portugal

  2. Mais uma TRETA…mas qual vantagem comercial, é mesmo conversa de quem beneficia do sistema.

  3. Claro que é uma vantagem comercial. Então se vocês tem agora uma forma de demonstrar no papel que uma casa além de bonita é eficaz em termos energéticos, não é uma vantagem? Não é uma vantagem poder provar que a casa é realmente tão boa quanto o vendedor afirma?

    Claro que quem andava a vender gato por lebre, como eram casas bonitas, mas que no fundo eram uma miséria, agora está aflito e até preocupado. Não é tão fácil enganar quem compra.

  4. Estes certificados energéticos são mais uma agressão aos proprietaries, um verdadeiro roubo que vai ainda MAIS DIFICULTAR A REABILITAÇÃO URBANA.
    Os engenheiros civís estavam desempregados e agora gozam este panorama de obrigatoriedade impingida pelo governo afim de assaltar os senhorios que não podem fugir ao fisco.
    Conheço engenheiros civis que passam certificados energéticos a distância e sem ir ao local. É uma questão de dinheiro e o proprietário paga o service a quem fizer mais barato, afinal o certificado em prédios velhos não servem absolutamente para nada. nem o proprietário e nem o comprador quer saber do resultado deste document, pois ninguém fará obras para melhorar o imóvel….

  5. Deixem o mercado trabalhar… se eu quiser pedir um certificado, peço! seja eu proprietário ou comprador! se não, o problema é meu. Porque é que o Estado vai obrigar a um certificado energético que todos sabemos como é feito…Ainda por cima vai de casas a cair ao arrendamento. E eu a pensar que os lobis tinham diminuído.

  6. O certificado é uma garantia, tanto para compradores como para vendedores. E além disso é de lei. Por isso, não há muito a fazer

  7. As casas em regime de Alojamento local também precisam do certificado energético?

  8. Bom Dia,
    tenho procurado, mas não encontro a informação na internet. Quais são os imóveis que estão isentos de certificado energético?

    Fico a aguardar.

    Desde já, obrigado pela atenção.

  9. Boa noite,

    Tenho uma loja (que pretendo arrendar) num centro comercial . Preciso de ter certificado energético para esta loja?

    Obrigada
    anabela

  10. Boa noite,

    tenho um apartamento que estava emprestado a um amigo por uns tempos. vamos fazer um contrato de arrendamento, quer dizer que tenho q ter um certificado energético? para entregar a quem? finanças?

    Obrigado
    pedro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *